O Acervo Ayala está dividido em sessões com informações, catálogos, mostra expressiva de documentação sonora, fotográfica, audiovisual, anotações em cadernetas de campo e artigos. O texto-base para as sínteses explicativas foi extraído de um dos Anexos do Dossiê Acervo de documentos etnográficos da Cultura Tradicional Brasileira: preservação de registros sonoros, fotográficos e audiovisuais, reproduzido na íntegra no e-book interativo Metodologia para pesquisas de culturas orais – relato de experiência. A amostragem das pesquisas individuais, em dupla e coletiva será ampliada à medida que a documentação fotográfica, audiovisual e manuscrita for digitalizada e indexada.
A documentação sonora a ser divulgada primeiramente está organizada em quatro Coleções, com várias Séries temáticas, sendo:
1) Coleção SP/NE: 1972-1995, contendo os registros sonoros mais antigos,referentes a nossas pesquisas individuais e em dupla, o que equivale a aproximadamente quatrocentas horas gravadas.
2) Coleção Cocos: 1992-1999, contendo seleção dos registros sonoros das pesquisas feitas em equipe, com um total aproximado de cento e quarenta horas gravadas.
3) Coleção Embarcando na Nau Catarineta: 2003-2005, contendo registros sonoros, fotográficos e audiovisuais, resultantes de projeto coletivo coordenado por Marcos Ayala, cujos resultados contam com livros, CD duplo, vídeo e informação pormenorizada.
4) Coleção Cultura Popular Contemporânea: 2005, contém registros de pesquisas independentes contemporâneas realizadas de forma individual ou em dupla por Maria Ignez Ayala e Marcos Ayala.
Nossa meta aqui é tornar pública uma experiência vivenciada da diversidade cultural brasileira, fruto da observação direta de inúmeras formas de expressão artísticas e devocionais em duas regiões do Brasil.
Esse material foi reunido através do método da observação direta no qual buscamos o entendimento das práticas a partir de quem as faz gerando sucessivas idas e retornos ao campo e criando situações dialógicas com os artistas populares e de cooperação mútua.
A base teórica e metodológica que molda a postura empenhada dos pesquisadores durante a pesquisa de campo também se revela nas anotações de cadernetas, nos diários de campo (ou relatos de visita), nas sínteses explicativas, nas descrições pormenorizadas e nas análises.
Sabemos que para um site que preza pelo registro etnográfico ainda temos muitos dados por apresentar, principalmente no que se trata de informações sobre local e dada das galerias, bem como informações complementares, assim como informações cruzadas, imagens e registros sonoros em várias páginas.
Por isso cabe aqui esclarecer que o acervo está constantemente em processo de digitalização, disponibilização e revisão. Enquanto você lê isso estão sendo processados diversos documentos que aguardam a revisão de Maria Ignez Ayala e Marcos Ayala. Esse é um processo lento devido a grande quantidade de documentos, no entanto escolhemos apresentar aqui os registros conforme se dá a nossa digitalização e categorização, mesmo que alguns deles ainda estejam incompletos.
Desse modo à medida que são inseridos os documentos serão feitos os cruzamentos e atualizadas as páginas e posts.
Caso tenha algum documento que visualize aqui e deseje mais informações ou materiais entre em contato conosco.